segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atuação Fisioterapêutica no Pré e Pós Operatório de Cirurgias Plásticas

A cirurgia plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. É uma área de ampla atuação, havendo a necessidade de integração de uma equipe multidisciplinar a fim de alcançar melhores resultados.
 
A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório.

A intervenção do fisioterapeuta no pré-operatório é importante, pois visa uma recuperação cirúrgica mais rápida, eficiente e funcional através de seus recursos específicos, como:

- Preparatório à intervenção cirúrgica.

- Acelerar o processo de recuperação pós-operatória.

- Prevenção e controle de complicações comuns.
 
No pré-operatório, além dos exames laboratoriais obrigatórios e de outros cuidados médicos, será realizada avaliação fisioterápica e documentadas as características prévias deste paciente.
 
Geralmente, há indicação de:

- Drenagem linfática para prevenir edemas (inchaços) complexos no pós-operatório, principalmente em pacientes obesos.

- Orientação quanto ao uso de cremes hidratantes ou nutritivos para um adequado metabolismo cutâneo, bem como manutenção de suas propriedades elásticas.

A fisioterapia pós-operatória atuará prevenindo a formação de aderências, principal fator agravante no pós-operatório, pois estas aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso (inchaço), retardando assim a recuperação.

As modalidades terapêuticas mais utilizadas são: Drenagem linfática, massoterapia, liberação tecidual funcional (LTF), cinesioterapia, ultra-som, microcorrentes, corrente galvânica, vacuoterapia. 
 
Esses recursos quando bem utilizados, diminuem o tempo de repouso, restauram a funcionalidade, aceleram a recuperação e a reintegração do indivíduo em suas atividades diárias.

A drenagem linfática em especial, apresenta vários benefícios no pós-operatório, como: alivio da pressão provocada pelo edema, facilitação do escoamento da linfa, melhora da cicatrização e reparação tecidual, aumento do fluxo sanguíneo, remoção dos resíduos metabólicos, e promoção do equilíbrio hidrolipídico da pele.






Algumas recomendações são importantes no pós-operatório, como a utilização da cinta, ingestão adequada de líquido, alimentação balanceada, evitar exposição solar, repouso moderado, retorno precoce às atividades físicas após liberação médica, cuidados quanto a higienização e hidratação da cicatriz.
 
Seguindo essas orientações corretamente e realizando um bom tratamento fisioterapêutico, a recuperação e os resultados serão mais satisfatórios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário