terça-feira, 21 de agosto de 2012

O QUE É ANORGASMIA?


Anorgasmia é, literalmente, a ausência de orgasmos. É um distúrbio diferente da popular “frigidez”, que é outro distúrbio onde não existe o desejo sexual. A mulher que sofre de anorgasmia apresenta libido normal, mas por uma série de fatores, é incapaz de atingir o orgasmo.
A mulher possui uma psicologia muito complexa, com uma sensibilidade mais difusa e uma vivência mais espiritual e emotiva da sexualidade. Somado a isso, a mulher moderna vivencia novos desafios, como a própria autonomia conquistada durante o século passado, a responsabilidade no trabalho, além da responsabilidade única e exclusiva de ser mãe. Além de todos estes fatores, ainda existe o risco de alterações anatômicas, distúrbios hormonais e problemas osteomusculares que podem influenciar a sexualidade feminina. Por isso, o diagnóstico da anorgasmia é difícil e o tratamento deve ser multiprofissional, inclusive com um fisioterapeuta.
Um profissional especialista pode auxiliar a mulher a conhecer o próprio corpo, além de ser capaz de identificar alterações musculares corrigíveis e, dessa forma, desenvolver um tratamento capaz de ajudar a mulher a recuperar o prazer. Por exemplo, Moisés Parciornik, um pesquisador brasileiro, afirma que pressões intravaginais abaixo de 30 mmHg são indicativas de disfunção sexual na mulher, e essa pressão é gerada pela musc. pélvica e perineal , que podem ser trabalhadas através de técnicas e exercícios fisioterapêuticos de forma similar à utilizada para incontinência urinária.
Além da anorgasmia, a mulher pode apresentar outros distúrbios que interferem na sua vida sexual, como incontinência urinária durante o ato sexual, dor durante o ato sexual (chamada de dispareunia) após cirurgia ou secundária a alterações biomecânicas da pelve (alterações dos movimentos desde a coluna lombar até os quadris).
É importante ressaltar que o fisioterapeuta especialista em uroginecologia estuda todo o complexo lombo-pélvico e é capaz de tratar vários distúrbios osteomusculares. Normal é ser feliz.
Por isso, procure profissionais especializados e comece agora a buscar sua felicidade!
Sua vida pode ser melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário