sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DISFUNÇÃO SEXUAL


A disfunção sexual é a alteração de uma das fases do ciclo da resposta sexual, que é dividida em desejo, excitação e orgasmo. Nas mulheres, as disfunções mais comuns são a inibição do desejo, a anorgasmia (ausência do orgasmo), a dispareunia (dor no momento da relação sexual) e o vaginismo (contração involuntária da vagina, que evita a penetração). A função sexual é um importante componente da vida das mulheres e tem se tornado um problema de saúde pública, farmacológico e médico. Por volta de 75% das mulheres de meia idade no Study of Women’s Health Across the Nation (SWAN) declararam que sexo é de moderado a extremamente importante. (Avis et al, 2009)

A importância da saúde sexual para a qualidade de vida tem sido cada vez mais reconhecida nos últimos anos. A disfunção sexual pode ter maior impacto sobre a qualidade de vida da mulher, visto que a diminuição da função sexual pode determinar efeitos danosos sobre sua auto-estima e seus relacionamentos interpessoais, com freqüente desgaste emocional. Estudos demonstraram haver significante associação entre disfunção sexual e baixos sentimentos de satisfação física e emocional,assim como do bem-estar geral entre mulheres com desordens sexuais. (Leite et al, 2007)


Estima-se que desordens sexuais afetem 20 a 50% delas. Em um estudo americano, concluiu-se que 43% das mulheres apresentaram disfunção sexual. Em Portugal, observou-se prevalência de 40,4%. No Brasil,49% das mulheres relataram pelo menos uma disfunção sexual. (Leite et al, 2007)

A Fisioterapia em Uroginecologia se torna responsável por proporcionar condições para que a mulher consiga alcançar o prazer sexual.

Segundo Kari Bo et al, 2001, em um estudo randomizado controlado com 79 pacientes com incontinência urinária de esforço onde foram divididas em 2 grupos, o grupo tratado com exercícios e o grupo não tratado. Os questionários específicos da doença mostraram que a capacidade de participar de atividade física e algumas variáveis sexuais foram afetadas pela condição. O estudo ainda mostra que o grupo tratado com exercícios do assoalho pélvico, mostrou uma redução significante no número de mulheres com problemas na vida sexual, e na atividade física no grupo exercício após seis meses de exercícios no assoalho pélvico.

Maiores dúvidas: fabianapaccini@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário